Nota da REDE - Coronavírus

Fale Conosco
A Rede Vicentina de Educação – Província de Curitiba, Mantenedora das Instituições Educativas (IE) Vicentinas presentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, vem por meio desta comunicar algumas orientações em sintonia com o plano de contingência à pandemia provocada pelo coronavírus COVID 19:

1. A decisão e a definição do período de interrupção das aulas acompanha as deliberações e cronogramas estabelecidos pelas instâncias públicas e órgãos competentes em âmbito estaduais, como o Decreto nº 4230, de 16 de março de 2020, do Governo Estadual do Paraná, bem como as definições das instâncias municipais. É importante que cada realidade acompanhe atentamente os desdobramentos dessas definições. 

2. O processo de reposição de aulas fica em dependência de posteriores deliberações dos órgãos competentes para reorganização do calendário letivo. As IEs podem prever atividades de acompanhamento pedagógico a serem socializadas com os estudantes pelas plataformas digitais, as quais, contudo, não se configuram como substitutivas das aulas. Caso a interrupção aconteça por um período ampliado e a IE opte por oferecer aulas em formato online, é preciso prever as implicações institucionais e trabalhistas dessa decisão e levar em conta a acessibilidade dos/as estudantes e famílias às ferramentas tecnológicas.

3. As medidas tomadas estão alinhadas à orientação de isolamento social necessária para a minimização do contágio comunitário do coronavírus. Nesse sentido, é oportuno que as IEs reforcem junto à Comunidade Educativa a importância de evitar espaços e eventos que impliquem aglomeração de pessoas. Tendo em vista que as crianças são potenciais vetores da doença, é adequado orientar as famílias que, na medida do possível, evitem expô-las à convivência direta com grupos de risco, especialmente as pessoas idosas.

A complexidade do momento pede de nossa parte uma presença e atitude lúcida e esperançosa junto à Comunidade Educativa e à sociedade, educando e contribuindo para um envolvimento comprometido a ser assumido por todos diante desta situação de pandemia. De igual modo, os valores do Evangelho e de nosso carisma, nos impelem a estar atentos/as aos impactos que esse cenário traz para a vida das pessoas mais pobres, especialmente os/as estudantes, colaboradores/as e famílias atendidos/as em nossas IES.



Atenciosamente,


Ir. Dirce Edi Kottwitz
Visitadora Provincial


Comissão Especializada de Educação
Província de Curitiba
Voltar