Belo Horizonte acolhe o VII Interprovincial da Educação Vicentina

Fale Conosco

Aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho de 2018, na cidade de Belo Horizonte/MG, o VII Encontro Interprovincial da Educação Vicentina. Com uma periodicidade trianual, o evento contou com a presença de Irmãs Filhas da Caridade e Educadores/as Vicentinos/as das seis Províncias do Brasil - Amazônia, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

 

Realizado no Colégio Sagrado Coração de Jesus, o encontro reuniu mais de seiscentas pessoas para momentos de convivência, espiritualidade e formação, a partir de temas pertinentes ao projeto educativo vicentino. A Província de Curitiba contou com uma delegação de cento e onze educadores/as, representando dezoito Instituições Educativas da Província. Como inferiu Pe. Prof. Rogério Ferraz, diretor pedagógico do Colégio Vicentino Santa Cecília, de Porto Alegre/RS, o encontro “proporcionou a grande oportunidade de pensar a educação que fazemos de Norte a Sul do Brasil, a fim de caminharmos com os pés no chão e os olhos no horizonte, seguindo as pegadas de São Vicente e Santa Luísa”.

 

Corroborando com essa ideia, Genimara Endres, assessora pedagógica da Comissão de Educação e Coordenadora Pedagógica da Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês, salientou a atualidade das reflexões apresentadas sobre realidade educacional. Além de sinalizar os “desafios e projeções de mudanças necessárias diante do atual contexto das gerações que recebemos em nossas instituições”, o evento reforçou de modo especial “o sentido de pertença ao carisma vicentino”, proporcionado por momentos de “aprendizagem e confraternização”. Para Rosinei Vertuli, coordenadora pedagógica da Escola Vicentina Nossa Senhora Aparecida, de Paraíso do Norte/PR, a missão educativa vicentina faz a diferença a partir de sua identidade cristã e humanizadora. Tal diferencial, por sua vez, comporta uma dimensão vocacional, de escolha, um chamado a “cristificar” a vida, nas pegadas dos Fundadores: “ser da Educação Vicentina é ser a diferença”.

 

Ao falar sobre os temas abordados, a educadora Tânia Santana Reis, da Escola Vicentina Santa Luiza, de Porecatu/PR, citou a convergência destes com a proposta educativa vicentina, bem como a responsabilidade que acompanha cada educador e educadora na missão que desempenha. Ao falar da missão do/a educador/a como seguimento do Mestre “que educava através do amor e com amor”, Ir. Rosa Sartori, diretora da Escola Vicentina Santa Ana, de Laranjeiras do Sul/PR, acenou para a renovação do Carisma na ação pedagógica. A aproximação e diálogo entre diferentes realidades educativas sintonizadas por uma dimensão carismática comum, dá a conhecer o vínculo essencial que sustenta e aprofunda a criatividade do amor afetivo e efetivo nos diversos contextos do país.

 

O último dia do evento contou com um City Tour pela cidade de Mariana/MG. Foi “um dia de ação de graças no berço da Educação Vicentina no Brasil”, uma revisita agradecida à “memória cuidadosamente guardada no museu pelas Irmãs de Mariana”, como destacou Ir. Lúcia Ferreira, Diretora Administrativa do Colégio Vicentino Santa Cruz, de Campo Mourão/PR. Juntamente com os principais lugares dessa cidade histórica, os/as participantes puderam conhecer o Colégio Providência, primeira obra educativa da Companhia no Brasil. O momento possibilitou aos/às educadores/as e Irmãs rememorarem os passos das primeiras doze Filhas da Caridade que chegaram na cidade no ano de 1849 e deram início à missão educativa. Como considerou a coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil São Vicente de Paulo, de Curitiba/PR, Adriana Cristina Bahr, esta experiência contribuiu para o crescimento profissional e pessoal a partir da vivência do carisma.

 

A oitava edição do Interprovincial acontecerá no ano de 2021 na Província de Fortaleza.

 

Comissão de Educação – Província de Curitiba

                                                                                                                                               (Imagens: Comissão de Educação)



Fonte: http://www.filhasdacaridade.com.br/educacao/noticias_detalhes/belo-horizonte-acolhe-o-vii-interprovincial-da-educacao-vicentina/66







Voltar